Vai aderir à Web Semântica
O Yahoo anunciou hoje novos detalhes de sua plataforma para desenvolvedores chamada Open Search. Além de mostrar como essa plataforma vai se integrar com o futuro suporte que a empresa terá aos vários padrões da Web Semântica como RDF e microformats.
Um site pode determinar semanticamente seu conteúdo, através dos microformats. Especificando o que é um endereço, dizendo que um telefone é de determinada pessoa, entre outros detalhes. O que o Yahoo pretende, é fazer com que sua máquina de busca entenda esses dados semi-estruturados de forma automática e insira nos resultados da busca. Para demonstrar isto, o blog do Yahoo Search dá o exemplo de uma rede social como o LinkedIn:
Neste caso, a resposta para a consulta do usuário é um perfil da rede social, só que desta vez com muito mais informação agregada, graças aos microformats.
Em conjunto com o suporte aos padrões semânticos, o Yahoo irá abrir sua plataforma Open Search para os desenvolvedores. Com esta ferramenta é possível desenvolver “mods” para os resultados da busca usando os dados semânticos no índice da máquina de busca ou em qualquer API pública.
O que isso tudo realmente significa para nós?
As utilidades dessas tecnologias são inúmeras, mas há algumas questões a serem observadas. Os formatos da Web Semântica ainda são novos e não estão bem consolidados, além disso quem quiser implementar estes formatos precisa fazer muita coisa “na mão”, ou seja, ainda não há ferramentas que facilitem este processo. Além da iniciativa do Yahoo, existem poucas utilidades para estes formatos semânticos. Logo, colocar microformats em um site pode ser uma tarefa árdua para poucos resultados práticos.
O Yahoo quer mudar esse cenário e de quebra criar um ambiente onde desenvolvedores possam criar resultados de busca mais dinâmicos e informativos para seus sites, melhorando a experiência do usuário.
Séra esse o começo do caminho para uma Web mais Semântica?
Veja mais em: http://feeds.feedburner.com/~r/googlediscovery/~3/250900795/
Nenhum comentário:
Postar um comentário