Ontologias, Web Semântica e Saúde

Uma longa tradição de estudo no ramo da filosofia, que remonta há pelo menos remotos 23 séculos, o termo “Ontologia” transformou-se num dos termos mais em moda no mundo da informática de hoje, sendo aplicado em sistemas de muitos outros campos, incluindo-se, entre os principais, biologia e medicina. Enquanto o termo “Ontologia” outrora denotava um ramo da metafísica, “ontologias” são hoje entendidas como vocabulários formais que descrevem as premissas básicas de um determinado domínio. Há pelo menos uma razão principal para todo este interesse por parte dos informatas. Segundo Tim Bernes-Lee, um dos principais responsáveis pela sedimentaçãoda própria internet, as ontologias constituem o componente e a motivação principalda web semântica, uma web em que os programas e os sistemas são capazes de "entender" e processar dados das páginas, de acordo com o contexto. Mas o que são ontologias e como elas ajudam os sistemas a conseguir processar os dados com tal profundidade? Em palavras práticas, .. veja mais aqui!


A revista especial que trata do assunto ontologia e saúde

Web Semântica - Guia do Futuro

A TV1 ouviu o consórcio W3C e a especialista Martha Gabriel sobre web semântica. O vídeo trata das novas possibilidades e diferenciais da 'web 3.0' para a comunicação e o marketing. Veja o vídeo!

Web 3.0 in pratica

http://www.ictv.it/ - Le applicazioni pratiche del Web 3.0: dai motori di ricerca, alla pubblicità online, dall'analisi delle opinioni alla gestione dei fogli di calcolo con Excel. Veja o vídeo

A Web Semantica nas palavras de Tim Berners-Lee no MIT

RDFa Basics

Video sobre princípios da Linguagem RDF. Aqui.

Artigo em português sobre RDF